quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

NATAL: Conheça a origem, história e símbolos; Veja!

O Natal é um dia em que comemora-se o nascimento de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. É comemorado anualmente no dia 25 de dezembro. A palavra natal foi derivada do latim nãtãlis derivada do verbo nãscor, que tem sentido de nascer.

A data de 25 de dezembro foi estipulada pela Igreja Católica em 350 através do Papa Julio I sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não traz datas com relação ao nascimento de Jesus.

Existe contrariedades

Alguns estudiosos acreditam que Jesus teria nascido em abril e que a data oficial(25 de dezembro) foi intitulada para agradar os cristãos.

A história

Abaixo você poderá ler a história do nascimento de Jesus contida em Lucas 2:1-14:

"E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens". 

Símbolos

ÁRVORE DE NATAL: A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu na Alemanha. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.

ESTRELA: Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

VELAS: Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo".

Com informações do Portal Significados

0 comentários:

Postar um comentário