sábado, 13 de dezembro de 2014

3ª PUBLICAÇÃO ESPECIAL: Conheça o Reisado Paulistanense

Imagem Ilustrativa - Reprodução
A terceira publicação da série especial dos 76 anos de Paulistana falará um pouco sobre o reisado. Uma tradição mantida por vários anos no município, mas que atualmente não existe mais.

O reisado é uma dança popular que é festejada no dia de reis. Foi muito festejado pelos negros do bairro Correnteza, que honrosamente queriam manter a tradição cultural do seu povo.

Infelizmente o reisado não é mais apresentado em nossa cidade, mas durante muitos anos, essa dança folclórica foi realizada pelas ruas da cidade.

A principal pessoa que lutava para manter essa tradição era o mestre José Miguel da Silva, popularmente conhecido como Zé Miguel.

Segundo relatos publicados no livro “Fragmentos Históricos de Paulistana”, Zé Miguel iniciou no reisado aos 23 anos de idade e realizou-o durante 41 anos consecutivos, sendo que a última apresentação do grupo foi em 1988.

Existem duas peças de reis: O congo e o Reisado do Vaqueiro, sendo esse último o realizado em Paulistana. Antigamente, o Reisado sempre era encerrado em frente a casa do Coronel Raimundo Coelho Damasceno.

A peça é composta por 12 pastoras, o boi, a jandaia, a borboleta, o Jaraguá, a Caipora, o caboclo, o cavalo marinho, a cigana, o guriabá, a fera, o médico, o urubu, os caretas, a burrinha, os palhaços, o caçador e a catirina.

-Com informações do livro Fragmentos Históricos de Paulistana.

0 comentários:

Postar um comentário