sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

E.F.P.T: Construção e História apagada em Paulistana; Conheça!

Mapa E.F.P.T Trecho Petrolina-Paulistana / Foto: Reprodução(Editada)
Olá internautas do Plantão Paulistanense! Estamos iniciando a primeira publicação sobre a nossa querida Paulistana. São 76 anos de muita história, cultura, tradições e curiosidades que você acompanhará através destas publicações.

Para iniciarmos, falaremos um pouco de sua história. A E.F.P.T. foi iniciado com o objetivo de ser construída até a cidade de Teresina, mas sua construção foi encerrada na cidade de Paulistana. Chegou ficar funcionando neste percurso até meados de 1970.

Sua construção iniciou por volta de 1913, e várias estações foram criadas por esse percurso. Algumas foram Arizona, Afrânio, Mafrense, Acauã e Paulistana, destas, apenas as estações de Petrolina, Afrânio, Acauã e Paulistana existem.

Quem vinha da Bahia com destino ao Piauí tinha que atravessar à Barco o Rio São Francisco e pegar o trem em Petrolina até o seu destino final: Paulistana. Durante o período de construção, a região foi atingida por uma forte seca, que fez com que vários trabalhadores morressem ou passassem muita fome. Alguns moradores e trabalhadores daquela região chegaram a ter que se alimentar de raízes de Angelim, cuca de umbunzeiro e Macambira, como é relatado no texto de José Teles, que se encontra no Museu do Sertão em Petrolina.

Durante os longos anos de construção da Estrada Ferroviária, fatos desagradáveis aconteceram. Vários operários morreram durante os longos anos da construção da E.F.P.T. Os operários passavam fome e trabalhavam em péssimas condições.

Além disso, durante alguns anos da construção da estrada ferroviária, uma forte seca atacou a região, o que acabou prejudicando o desenvolvimento e construção da E.F.P.T.

Como já falado anteriormente, o projeto inicial da E.F.P.T era que a ferrovia se estendesse de Petrolina-PE à Teresina-PI, mas sua construção só foi concluída até a cidade de Paulista-PI(Atual Paulistana) e ficou funcionando nesse trecho provisoriamente. Em 1972 foi desativada, seus trilhos foram arrancados e o sonho de chegar à Teresina pela Bahia destruído.

Estação de Paulistana-PI / Foto: Reprodução
“A alegria da chegada, de rever um amigo, uma parente.
A tristeza da partida, de ver alguém querido viajar, mesmo que por pouco
tempo deixando saudades”.

Muitos já sentiram isso na velha e malconservada estação de Paulistana, que hoje serve como oficina e seu prédio encontra-se esquecido, ainda com os detalhes originais, hoje, poucos a conhecem e imaginam o quanto fez parte da história de nossa cidade.

Segundo informações do Site Estações Ferroviárias do Brasil, a velha estação de Paulistana foi inaugurada em 1935, e em 2015 completará 80 anos de construída. Também existe uma segunda versão de José Teles, que a estação teria sido inaugurada em 1938, e em 2015 completará 77 anos de construída.

Seja 80 ou 77 anos de construída, a velha estação de Paulistana tem uma longa história e viu nossa querida cidade crescer e deixa-la abandonada e esquecida não foi o ideal. Deveria-se entender que aquele prédio tem grande importância histórica municipal, já que esteve presente em todos estes 76 anos de Paulistana e este deveria ser preservado.

Estações

Existiam várias estações durante o trajeto da E.F.P.T.. As mais conhecidas são as localizadas nas cidades de Petrolina-PE, Afrânio-PE, Acauã-PI e Paulistana-PI, claro que existiam outras.Em alguns casos, as estações já foram destruídas e só restam lembranças delas por parte da população local.

Em Acauã-PI, a estação é usada como o atual prédio da prefeitura do município e em Paulistana-PI, o prédio da estação é usado como oficina. 

>Mafrense

Casa do engenheiro residente na estação de Mafrense(O Malho, 21/12/1929)
A estação de Mafrense foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1928, então como ponta de linha da ferrovia, condição que conservou até 1936. "Na divisa dos Estados de Pernambuco e do Piauí, no km 152, na Serra dos Dois Irmãos, havia uma descida de 13 km, que começava nas proximidades do Pipoca (km 154) e terminava no km 165, onde seria a estação de Mafrense. Na hora da inauguração desta estação, o Cel. Raimundo Coelho Damasceno pediu ao diretor para dar o nome daquela estação o nome do grande desbravador do Piauí, Domingos Afonso Mafrense" (José Teles). Em 1941, a estação foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro.

>Acauã  
Estação de Acauã-PI e antigo pátio/Foto: Reprodução



A estação de Acauã foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1935 (segundo o Guia Geral de 1960) ou 1936 (segundo José Teles), como ponta de linha da ferrovia até o prolongamento até a cidade de Paulista(Atual Paulistana).  

>Paulistana
Estação de Paulistana-PI/Foto: Reprodução
A cidade teria se originado de uma fazenda de gado estabelecida no local pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, por volta de 1663. Daí o nomePaulista, em homenagem à terra de Domingos. A cidade tornou-se município em 1889. A estação de Paulista foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina somente em 1935 (segundo o Guia Geral de 1960) ou 1938 (segundo José Teles), como ponta de linha da ferrovia. Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro

>Icó
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_paulistana/fotos/ico0103.jpg
Restos da Estação de Icó/ Foto: Sydney Corrêa
A estação de Icó foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1923. Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistana, não muito à frente de Afrânio, no ano de 1935.

>Afrânio 
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_paulistana/fotos/afranio071.jpg
Estação de Afrânio-PE/Foto: Tarcisio Vilarinho
A estação de Afrânio foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1926. "Em 1926, a construção da Estrada de Ferro Petrolina/Teresina alcançou a fazenda Inveja, atraindo para aquela localidade pessoas de outras regiões e, também, de área adjacentes, que vinham em busca de trabalho na rede ferroviária, ou procuravam estabelecer-se no comércio. Por essa época, fazia pregações missionárias na região o capuchinho Frei Fortunato, que a 31 de junho de 1927 rezou a 1º missa e lançou a “Pedra do Cruzeiro”, no local onde posteriormente edificou a igreja. 

>Petrolina
Estação de Petrolina-PE/Foto: Wikimapia
A estação de Petrolina, de interesse histórico, foi aberta em 1923, como estação inicial do primeiro trecho que a ligava à estação de Rajada, em Pernambuco. A ligação com Juazeiro era por barcos. Em 1941, a ferrovia, que chegou a Paulistana em 1935, no Piauí, mas nunca a Teresina, foi entregue à V. F. F. Leste Brasileiro. Em 1965, os trens da VFFLB passaram a cruzar a então novíssima ponte sobre o rio São Francisco, vindos de Juazeiro, e, parando na estação, seguiam pela primeira vez direto para Paulistana, no Piauí. Em 1972, a velha linha para Paulistana paroud e vez, mas os trens da VFFLB ainda cruzavam a ponte para terminar a viagem na estação de Petrolina. Isto seguiu até o ano de 1977, quando acabaram.  
Triângulos de Trem

Os "triângulos de trem" eram lugares onde as máquinas faziam a volta, eram bastante longos, já que algumas máquinas também eram longas e precisavam de espaço. Segundo moradores de Paulistana, dentro do percurso piauiense existiam dois "triângulos de trem", um na localidade "Mafrense" e outro na cidade de Paulistana-PI, sendo que em Paulistana, foi dado o nome a um bairro que ainda chama-se Triângulo, que era onde ficava o "triângulo de trem". 

A próxima publicação da série especial dos 76 anos de Paulistana será disponibilizada terça-feira(09/12/2014).

-Com informações do  Site Estações Ferroviárias do Brasil e de um texto de José Teles - Museu do Sertão

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