segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Campus Paulistana promove curso de Primeiros Socorros e Prevenção e Combate à Incêndios

Curso de primeiros-socorros.
Alunos e servidores do Campus Paulistana do instituto Federal do Piauí participaram, entre os dias 26 e 28 de novembro, do curso básico de Primeiros Socorros e Prevenção e Combate a Incêndios, organizado pelo setor de saúde do Campus.

Aberto à comunidade em geral e ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Picos, o evento reuniu cerca de 200 pessoas, que aprenderam técnicas de prevenção e combate a incêndios e como agir em situações de trauma, crise convulsiva, queimaduras, acidentes e desmaios. O curso foi realizado com apresentações teóricas e práticas.

“Este curso tem sua definição estratégica como ação que irá contribuir fortemente na apropriação de conhecimentos úteis para o enfrentamento de situações adversas e imprevisíveis que possam aparecer eventualmente”, destacou Washington Soares, Diretor Geral do Campus.

Para a aluna Mágda Costa, do 1º ano do curso técnico em Mineração, o curso tem algumas medidas simples que podem ajudar a prevenir um incêndio e ajudar uma vítima em situações de risco. “Nunca imaginei que técnicas tão simples pudessem salvar vidas. Além disso, aprendi, por exemplo, a usar de forma correta o extintor de incêndio e de como fugir da fumaça”, ressaltou.

Segundo a técnica em enfermagem do Campus e organizadora do curso, Ana Paula, o curso foi realizado com objetivo de instruir a comunidade escolar e ao público externo como agir diante de casos de urgência e emergência. “Estamos sempre expostos a riscos, seja por motivos de acidentes ou causas clinicas e através de procedimentos simples, qualquer pessoa com conhecimento e dentro de suas limitações pode realiza-los. Com isso podemos garantir assim sobrevivida a vítima até a chegada de uma equipe especializada”, enfatizou.

Segundo o Cabo Sousa Junior, mais importante que combater o incêndio é preveni-lo. “Este curso mostra que você prevenindo, evita uma tragédia maior em muitos casos. São palestras como estas que mostram que técnicas podem ser simples a partir do momento em que passa a conhecer o procedimento”, observou.

Fonte: IFPI

0 comentários:

Postar um comentário